Conheça AIoT: Inteligência Artificial e Internet das Coisas

  • por
A união da Inteligência Artificial com a Internet das Coisas
O que é AIoT? Ela usa duas tecnologias para ter operações mais eficientes, a interações máquina e homem e mais robustez na análise de dados.

Através da IoT, é possível captar e mensurar dados em praticamente qualquer situação, o que gera um grande volume de informações. A Inteligência Artificial utiliza dados para prever comportamentos e tomar decisões.

Unir essas duas tecnologias têm um potencial enorme para as organizações. É nesse sentido que surgiu o conceito de AIoT, que promete promover grandes revoluções em diferentes setores.

O que é a AIoT?

O termo vem da junção de inteligência artificial e Internet das Coisas (Artificial Intelligence of Things). Sua ideia é a construção de sistemas que usem o potencial de duas tecnologias para ter operações mais eficientes, melhorar a interação entre homem e máquina e ganhar mais robustez na análise de dados.

Das aplicações mais básicas de monitoramento de atividades físicas para o potencial de amplo alcance das indústrias e planejamentos urbanos, o crescimento da parceria entre IA e IoT significa um futuro inteligente que pode chegar antes do que imaginamos.

Abaixo confira algumas tendências e possíveis mudanças: 

  • EDGE Computing 

Os dados são processados no próprio dispositivo, um computador ou servidor local. Atualmente temos o conhecimento dos dispositivos termostatos e utensílios inteligentes, com a AIoT, a projeção é que estes se transformem em robôs inteligentes e veículos autônomos.

  • IA de Imagem 

Utilização da Inteligência artificial em dispositivos de vídeos. 

A detecção de objetivos tende a evoluir para a uma análise detalhada em vídeos e, em paralelo a este processo, toda resolução em 4k. Estamos considerando no futuro uma super resolução em 8k. 

  • IA de Voz

A utilização da Inteligência Artificial em dispositivos de voz, sairia dos altos falantes inteligentes e se tornaria em um processamento natural de qualquer idioma. 

Atualmente somos acostumados com os Visores LCD – Liquid Crystal Display, ou Suporte de Cristal Líquido, numa tradução livre, em que não são utilizadas apenas em monitores para computador e televisores, mas também em aparelhos eletrônicos portáteis, como câmeras digitais, filmadoras e celulares, ativados pela voz.

A AIoT promete uma transformação na maneira em que interagimos com as nossas casas, escritórios e cidades. Então é bom já ir lendo e se preparando para não ser pego de surpresa quando tudo alcançar a sua realidade, certo?! 

Acompanhe a Pixel TI nas redes sociais e fique por dentro do mercado: Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *