Como os assistentes de voz podem deixar sua casa mais inteligente

  • por
Como os assistentes de voz podem deixar sua casa mais inteligente

Para a maioria de nós, um dos melhores cenários seria ter um assistente que sempre nos avisasse de uma ligação importante, antecipasse nossas necessidades e tomasse medidas quando necessário, sem que nós sequer nos preocupássemos. Hoje, graças aos assistentes de voz, também podemos ter essa ajudinha  para deixar o nosso dia a dia ainda mais prático.

Se você é obcecado por tecnologia, provavelmente já sabe que os assistentes de voz são a grande tendência nos dias de hoje. E eles são muito apreciados e cada vez mais utilizados quando se tratam de casas inteligentes. Mas primeiro, vamos te explicar o que são esses assistentes.

O que são os assistentes de voz?

Os assistentes de voz são programas que realizam ações predeterminadas pelo usuário ou até mesmo que ainda não foram estabelecidas, através de inteligência artificial. Nesse caso, os assistentes de voz podem executar uma variedade de ações depois de ouvir uma palavra ou frase, que na verdade é um comando de ativação. Temos como exemplo, acender as luzes de sua casa quando você chegar, responder a suas perguntas, tocar sua música preferida, dar informações em tempo real, fazer pedidos para você online e muito mais. Exemplos proeminentes de assistentes são Siri, Alexa, Cortana e Google Assistant, entre outros.

Costumamos imaginar que esses assistentes são alto-falantes, como caixinhas de som. Na verdade, os alto-falantes são usados ​​para se combinar com esses assistentes de voz e, assim, criar um sistema de reconhecimento de voz com o qual os usuários do assistente possam interagir. Com esses tipos de alto-falantes inteligentes, os proprietários podem interagir e executar tarefas simples, como desligar as luzes, dizendo apenas uma frase, por exemplo. A automação residencial não envolve mais apenas aplicativos domésticos inteligentes, mas também esses assistentes, que vêm ganhando grande impulso no setor.

Muitos dispositivos que usamos todos os dias utilizam assistentes de voz. Eles estão em nossos smartphones e muitos aplicativos móveis e sistemas operacionais também os utilizam. Além disso, certas tecnologias em automóveis, bem como nos ambientes de varejo, educação, saúde e telecomunicações, já podem ser operadas por vozes.

Assistentes de voz populares

Temos diversos exemplos de assistentes de voz presentes no mercado. Vamos te apresentar agora como eles surgiram no mercado:

  • O Siri da Apple se tornou o primeiro assistente virtual digital a ser padrão em um smartphone quando o iPhone 4s foi lançado em 4 de outubro de 2011. A Siri entrou no mundo dos alto-falantes inteligentes quando o HomePod estreou em fevereiro de 2018;
  • O Google Now (que se tornou o Google Assistant) na plataforma Android foi o segundo. Também funciona no iOS da Apple, mas tem suas funcionalidades limitadas nesse sistema;
  • A Cortana, que acompanha os dispositivos da Microsoft, chegou ao mercado em 2014, juntamente com a versão do Windows 10, e hoje acompanha o Xbox One e Windows Phone.
  • Em seguida, surgiram os alto-falantes inteligentes. As palavras “Alexa” e “OK Google” se tornaram parte de muitas conversas dentro de casa. A Alexa da Amazon, que entrou nesse universo em novembro de 2014, possui hoje uma diversidade de alto-falantes como o Echo Show e o Echo Dot e está presente nos Smart Speakers das empresa. O Assistente do Google, que faz parte da página inicial do Google, também possui uma linha de alto-falantes, como o Google Home e o Google Mini.
  • Mais empresas entraram nesse mercado, lançando seus assistentes. Temos a Bixby da Samsung. Watson da IBM. A Nina da Nuance. Até mesmo o Facebook teve um assistente, o M, mas seu uso no aplicativo Facebook Messenger terminou em janeiro de 2018.

Por padrão, a maioria dos assistentes de voz tem vozes com um som feminino, embora o usuário possa alterá-las para outras vozes. Muitas pessoas se referem a Siri, Alexa e Cortana como “ela” e não como um objeto ou coisa.

Conversando com nossas casas

Hoje já é possível permitir que nossas casas nos ouçam. Ao instalar um sistema de automação, a presença de um Gateway ou Hub, permite que seu assistente de voz controle seus dispositivos de compatíveis. Esses ecossistemas estão se expandindo o tempo todo, cada vez mais com novos dispositivos.

Combinar a automação residencial com produtos conectados (IoT) resultou em uma onda de dispositivos inteligentes, como esses assistentes de voz, sistemas inteligentes de gerenciamento de energia, fechaduras de porta inteligentes, termostatos ou medidores de temperatura, eletrodomésticos e controles de luz. Como a maioria desses dispositivos podem ser controlados remotamente, o seu uso atrelado aos assistentes de voz podem deixar a experiência de se ter uma casa inteligente ainda melhor.

Por que usar um assistente de voz?

Em uma palavra, conveniência. Além disso, o controle de dispositivos inteligentes é sem dúvida o principal ponto,  pois, além de controlar dispositivos de forma independente, você pode usar um único comando de voz para controlar um grupo de dispositivos inteligentes.

Primeiro, você precisa de um dispositivo com seu assistente de voz preferido a bordo. Você também precisará de um gerenciador para seus dispositivos, mas isso é assunto para outro post.

Antes de tudo é preciso pensar nos dispositivos que você tem em casa e no que quer fazer com eles. Seu interfone, sua TV, seus sensores, suas luzes. Tudo isso vai ser conectado e gerenciado através do seu assistente de voz, que vai estar em comunicação com o seu gerenciador de dispositivos. Por isso, vamos te dar algumas dicas para fazer uma boa escolha do seu assistente:

Como você deve escolher o seu assistente de voz?

A escolha de um bom assistente de voz depende da forma que você quer interagir com ele. Nesse caso, aspectos como a capacidade de som, microfone ou até mesmo se você prefere interagir com uma tela, devem ser considerados para sua escolha. Vamos listar aqui alguns pontos que, normalmente, devem ser avaliados e fazem total diferença:

1) Ele deve ser capaz de concluir bem a tarefa?

Em primeiro lugar, os proprietários de uma casa usam assistentes de voz para que possam executar tarefas e atividades com facilidade, sem a necessidade de fazê-lo manualmente. Portanto, o assistente de voz deve ser capaz de concluir muitas tarefas, como fornecer instruções, procurar restaurantes, dar informações sobre o tempo com assertividade, ou seja, na primeira tentativa.

2) Ele pode te ajudar com seu conhecimento geral?

Um fator importante quando se trata de um assistente de voz é que ele pode fornecer as respostas corretas. Por isso, aqueles com tecnologia mais avançada são capazes de reconhecer perguntas facilmente e respondê-las. Quando você também faz solicitações gerais, o assistente deve ser capaz de segui-las e fornecer respostas diretas.

3) Ele é compatível com o seu sistema inteligente de automação residencial?

O assistente de voz que você deve escolher deve ser capaz de integrar-se bem aos seus dispositivos inteligentes. Antes de tudo, verifique se ele é capaz de funcionar bem com seu sistema, pois será mais fácil controlar e comandar tudo. Lembre-se, seu assistente precisa trazer conveniência e não frustração.

4) Pode ser personalizado com a ajuda de aplicativos?

Existem aplicativos de voz que podem ajudar os assistentes a executarem determinadas tarefas e serviços. Você pode especializar comandos e fazê-los executar não apenas tarefas gerais, mas também tarefas mais complicadas. É importante considerar se o seu preferido pode ser expandido dessa forma.

5) Ele costuma receber atualizações frequentes?

A tecnologia sempre evoluirá e se desenvolverá com o passar dos anos. Portanto, você precisa garantir que seu assistente de voz esteja atualizado. Você precisa acompanhar seus recursos e não se esquecer de atualiza-lo quando necessário.

6) Você gostar de conviver com ele?

Você precisa de um assistente de voz que seja agradável de passar o dia para você. Por exemplo, se você é um consumidor ávido da Amazon, o Alexa é sua melhor escolha, pois conterá recursos que a Siri, por exemplo, pode não ter. Apesar de a maioria dos assistentes serem o mais abrangente possíveis, é importante verificar qual vai atender melhor as suas necessidades e está mais preparado para os seus hábitos já adquiridos.

Comece agora a deixar sua casa inteligente

Há uma lista crescente de produtos inteligentes que podem ser controlados por voz. Como já falamos, a tecnologia evolui a cada dia e é necessário que estejamos atentos as mudanças e evoluções. Os assistentes de voz podem ser o seu primeiro passo para adentrar nesse vasto universo de coisas e casas conectadas, por isso vale a pena olhar com atenção para este assunto.

Experimente o futuro!

Para ficar por dentro das novidades do mundo IoT, curta nossa página no Facebook, nos siga no Instagram  e LinkedIn e assista aos nossos vídeos no YouTube. Na nossa loja, temos diversos produtos para deixar a sua casa conectada e inteligente, por isso, não deixe de conferir.