Como uma casa inteligente pode ajudar a economizar água

  • por
Como uma casa inteligente pode ajudar a economizar água

As contas de água são um dos custos inevitáveis ​​na nossa vida, embora, seja algo sobre o qual a maioria das pessoas presume que não tem controle. Afinal, todos nós precisamos dela, certo? Na era da tecnologia, já é possível ter meios que nos ajudam a conservar o recurso natural mais vital do nosso planeta. Os avanços tecnológicos também podem nos ajudar muito nesse sentido. Nesse texto vamos te mostrar como uma casa inteligente pode ajudar a economizar água, mas para isso vamos começar pelos hábitos que podemos adotar no nosso dia a dia.

Hábitos para economizar água

No Brasil, o verão é intenso e duradouro. À medida que o calor aumenta, os brasileiros aumentam o consumo de água para se refrescarem. Além disso, os jardins precisam ser regados e as piscinas abastecidas. Com semanas consecutivas de calor e temperaturas na casa dos 30º e até 40º, não é nenhuma surpresa que a maioria dos brasileiros sinta no bolso o alto valor das contas de água.

Há muitos hábitos de consumo de água que podem ser modificados para resultar em uma economia doméstica significativa. Aqui, separamos alguns deles:

  1. Feche a torneira ao escovar os dentes, pois isso pode economizar até 6 litros de água por minuto.
  2. Coloque um dispositivo de deslocamento na cisterna do banheiro, para reduzir o volume de água usado em cada descarga.
  3. Tome banhos mais curtos, já que um banho longo pode gastar mais de 250 litros de água e um banho de 5 minutos, economizar até 200 litros.
  4. Sempre use cargas completas em sua máquina de lavar, visto que isso elimina lavagens desnecessárias.
  5. Evite deixar torneiras pingando, pois pode desperdiçar 15 litros de água por dia ou 5.500 litros de água por ano.
  6. Instale uma fonte de água, no cano de esgoto, e use-a para regar as plantas, limpar o carro e lavar as janelas. Uma fonte d’água pode coletar cerca de 5.000 litros por ano.
  7. Regue seu jardim com um regador em vez de mangueira, que pode consumir até 1.000 litros de água por hora. Aplicar cobertura morta em suas plantas (com lascas de cascas, composto pesado ou palha) e regar no início da manhã e no final da tarde também reduzirá a evaporação e também economizará água.

Não há segredos quando falamos em economizar água. Como visto, todas as dicas acima são conhecidas e fáceis de serem aplicadas. Mas agora vamos mostrar como pode ser mais fácil economizar água em uma casa inteligente.

A IoT também pode ajudar a cuidar dos recursos naturais

Uma ótima maneira de economizar água é considerar a instalação de produtos, tecnologias ou aparelhos que ajudem dentro de casa. Ter uma casa inteligente vai além do conforto, ela pode trazer inúmeros benefícios, incluindo economia de água.

A IoT permite a implantação de medidores de água inteligentes, sensores de água, e sistemas de irrigação  automatizados que podem ser acionados pelo seu smartphone. Os métodos tradicionais de conservação, implementados para conservar água, somados aos dispositivos inteligentes, que podem ter diversas aplicações nesse sentido, são a resposta para levar os cuidados para com esse recurso natural a um novo nível. A tecnologia IoT permite que esses dispositivos sejam implantados em residências e empresas com facilidade e à medida que os suprimentos de água diminuem, a tecnologia nos ajuda a conservar o que resta.

Economia de água em uma casa inteligente

Imagine que na sua casa ocorra um vazamento na sua caixa d’água! Um sensor pode notificar você assim que ele começar e evitar que muitos litros de água sejam desperdiçados nessa situação. Além de evitar todo um transtornos com relação a vazamentos e infiltrações, que como sabemos, podem ocorrer.

Agora imagine que a sua banheira está sendo preenchida com água e ocorre algum problema e você se esquece de desligá-la. A água pode vazar por todo o seu banheiro. Um sensor também poderia te avisar e você saber que está se esquecendo de evitar o transbordamento dela. Por mais que banheiras, aquecedores de água, máquinas de lavar já venham equipadas com sensores para seu controle, sempre podem ocorrer falhas nesses equipamentos ou mesmo na encanação de casa, por isso ser avisando no início de um problemas pode ser de extrema importância.

Mas a economia não precisa ocorrer apenas com incidentes. Ela pode também ser notada quando é possível automatizar tarefas e realizá-las em um tempo pré-determinado, o que pode facilitar muito seu dia a dia. Um exemplo é na irrigação de seu jardim, que ao invés de usar uma mangueira, pode ser implementado um sistema de irrigação controlado pelo seu celular. Além disso, é possível programá-lo para operar por alguns minutos de manhã e no final da tarde.

O mais interessante das casas inteligentes é que as soluções são criadas de acordo com a sua necessidade. Diversas situações não imaginadas e que podem ocorrer na sua casa, com alguns sensores, acionadores e regras podem te ajudar nessa tarefa de economizar. O ideal é sempre pensar no que a tecnologia pode te ajudar e encontrar as melhores opções para isso.

Agora que você sabe como é fácil economizar água, não há nada que o impeça de tornar sua casa mais inteligente e eficiente! Por isso, dá uma olhada nos dispositivos que temos na nossa loja e pense, principalmente, no que eles podem te ajudar e também ajudar a cuidar dos recursos naturais do nosso planeta. Com tecnologia moderna, podemos salvar o planeta e nossos bolsos ao mesmo tempo.

Experimente o futuro!