O cultivo de hortas domésticas desperta a cada dia maior interesse das pessoas. Porém, cada vez menos pessoas estão aptas a cultivar, pois precisam de tempo, espaço e informações adequadas para obter resultados positivos. Mas a tecnologia da casa inteligente chegou também para ajudar essas pessoas a terem uma horta doméstica.
Como já visto a popularização da casa inteligente é uma questão de tempo. Assim como aconteceu com os smartphones, a Internet das Coisas (IoT) e suas casas inteligentes caem no gosto do cliente, não só por proporcionar ainda mais facilidade para a vida do usuário, mas, principalmente, pelo conforto, segurança e até mesmo a possibilidade de economizar energia.
O que a casa inteligente tem a ver com a horta doméstica?
A automação residencial e Internet das Coisas entraram em todos os segmentos, e no agronegócio não será diferente. De cara, eles podem ser encontrados no nicho de quem gosta de cultivar hortaliças e ervas dentro de casa. Diversos produtos já estão disponíveis no mercado, por oferecer inteligência embarcada ao produto. Além disso, eles proporcionam conhecimento e equipamentos adequados para transformar qualquer pessoa em um pequeno produtor de alimentos.
Para muitas famílias, as hortas domésticas são tradição e certamente nunca perderam sua importância. Para outras, entretanto, elas acabaram perdendo espaço a partir da evolução econômica da sociedade. Entende-se que a principal razão dessa mudança foi devido aos movimentos de migração para a área urbana, somada ao maior número de pessoas que trabalham fora de casa e a grande variedade de alimentos industrializados, que se tornaram uma opção para aqueles que contam com pouco tempo livre.
Mas, assim como na tecnologia, as pessoas também buscam inovar e as hortas domésticas se tornaram uma tendência nos espaços desses novos tempos. Isso é decorrente de um aumento na conscientização da população sobre os benefícios de se ter um espaço destinado ao cultivo de plantas em casa.
As hortas domésticas apontam na direção do desejo de se consumir produtos de maior qualidade e procedência garantida. E com o acesso rápido a informação, é mais fácil a população adotar hábitos saudáveis e ter qualidade de vida, principalmente como forma de viver mais e melhor. Com uma horta em casa, as pessoas têm a possibilidade de melhorar sua alimentação, recuperar a satisfação de produzir seus próprios alimentos, além de terem uma atividade física e de lazer até mesmo no seu cultivo.
E quais são os impactos da nossa alimentação sobre o planeta?
A importância das hortas não se dá apenas pelos benefícios apenas em nível pessoal ou familiar, mas também em nível de sustentabilidade, uma vez que nossos atos refletem sobre a sociedade como um todo. Nesse sentido, mudanças na alimentação têm sido apontadas como uma das medidas mais significativas para diminuir os impactos da ação humana sobre a Terra.
A criação de bovinos, por exemplo, é apontada como responsável pelo aumento dos gases-estufa na atmosfera, que agravam o problema do aquecimento global. A prática ainda está relacionada à expansão agropastoril sobre florestas, uma vez que parte considerável dos grãos produzidos pelo homem vira ração e não alimento humano.
Tenha uma horta doméstica e mude seus hábitos
Segundo um estudo da revista médica The Lancet e da ONG Fundação EAT, cientistas recomendaram diminuir o consumo de carne e aumentar a quantidade de outros alimentos. Foram consideradas como benéficas as quantidades de 300 gramas de verduras, 200 gramas de frutas, 200 gramas de cereais integrais (arroz, trigo, milho), 250 gramas de leite integral ou equivalente e apenas 14 gramas de carne vermelha, ou seja, dez vezes menos que um bife. Ainda, de acordo com o jornal O Tempo, para alimentar 10.000 bilhões de seres humanos em 2050 de forma saudável, respeitando o planeta, os especialistas defendem a divisão do consumo de carne por dois e duplicação de frutas, legumes e oleaginosas, ou seja, uma “transformação radical” dos nossos hábitos alimentares.
Em suma, sabemos que para termos bons resultados para o planeta, será necessária uma mudança radical nos hábitos alimentares da maioria da população. Assim, para fazer a sua parte, que tal começar justamente pela busca de mais vegetais à sua mesa? Monte sua horta e contribua para sua saúde e, também, o planeta. Tem muita empresa pensando em uma forma de te ajudar com isso. Não tem tempo? Automatize!
E aí, pronto para uma horta doméstica na sua casa inteligente?
A Pixel TI, possui vários produtos que podem te ajudar a construir uma horta doméstica. Por isso, não deixe de conferir esses produtos na nossa loja. Uma pequena atitude pode mudar o rumo de uma vida. E que tal conhecer outras dicas? Curta nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, LinkedIn e assista aos nossos vídeos no YouTube.