Como funciona o IoT e a espiritualidade ?

  • por
Como funciona o IoT e a espiritualidade

A Internet das Coisas (IoT) está em constante desenvolvimento. Com ela, é possível conectar os itens usados no seu dia a dia, que podem interagir uns com os outros. Isso tudo na busca de conforto, praticidade, bem estar e, também, na resolução de problemas do seu dia a dia. A IoT e a espiritualidade também têm uma ligação muito forte e pode nos ajudar na nossa constante busca por evolução.

A evolução da tecnologia

As últimas décadas foram de grandes evoluções tecnológicas. Até o final do século XX, poucas pessoas possuíam telefones em suas residências. Com o passar dos anos, a telefonia se popularizou e então surgiu o celular. Já hoje, o celular é totalmente comum e necessário para que as pessoas se comuniquem e tenham acesso à internet.

Até o advento da internet não tínhamos poder de escolha: era ouvir a música que a rádio que tocava, ou assistir ao programa que passava no momento. Se você quisesse escutar uma rádio nova, teria que esperar o momento certo e ficar ligado o dia todo para ouvir uma única vez, se tivesse sorte! Se quisesse ver um programa de televisão, tinha que esperar até o dia em que ele seria exibido para assistir. A internet mudou isso tudo.

A popularização do acesso à internet foi um grande marco no desenvolvimento da sociedade. Os diversos benefícios proporcionados por este salto na evolução passaram a ser essenciais para a maioria das pessoas. Dentro das evoluções provocadas por ela, a informação está praticamente ao alcance de todos e trouxe a possibilidade de escolher o conteúdo que queremos, na horas que precisamos. Com isso, desenvolvemos uma nova habilidade: a capacidade de escolher que experiência queremos ter.

Atualmente, estamos presenciando a chegada das casas inteligentes. Essa chegada vai mudar de vez a forma que nos relacionamos com a nossa moradia. Assim como o celular, essa tecnologia vai ser incorporada como pano de fundo das nossa vidas. Alinhada a nossa capacidade de escolha, poderemos deixar nosso dia a dia mais prático para aproveitarmos ainda mais nossos momentos dentro de casa. É nesse novo universo que entra a questão da espiritualidade!

O que IoT tem a ver com a nossa espiritualidade?

Nesse novo universo, a evolução tecnológica gera também novos hábitos de consumo na sociedade. Um exemplo claro das mudanças experimentadas é a extinção das videolocadoras e o surgimento do Netflix, alterando a nossa forma de consumir filmes. Na espiritualidade não é diferente. A união da IoT e espiritualidade proporcionam facilidade e podem diminuir as distâncias. Com ela, você pode meditar sozinho, ou acompanhar seu guru indiano online em uma meditação em grupo. Também pode discutir questões espirituais com grupos de afinidade e aprender no meio de tanta informação disponível.

Parece óbvio, mas a grande verdade é que pouca gente exercita isso. A tecnologia, que avançou muito, e o mesmo aconteceu com a nosso corpo. Devido a essas mudanças, se antes nós vibrávamos em uma determinada frequência, hoje não precisamos mais mudar aos poucos, podemos saltar e sintonizar numa frequência totalmente nova.

Como meditar com tranquilidade

Você quer meditar diariamente, mas seu tempo é curto?  Por que você não automatiza a sua residência?Pense comigo! Enquanto estiver no caminho da sua casa, o seu ambiente “meditação” já estará te esperando com um clique. Como isso? Simples: você precisará de um Gateway IoT, uma Lâmpada e um Smart Plug.  Pronto, você já tem o ambiente de “meditação” preparado.

Você pode acioná-lo com um clique, ou então criar uma regra ou cena. Nela, por exemplo, todos os dias, às 20h, você terá a sua caixa de som ligada, com seu mantra predileto e com uma iluminação que te passa muita paz, na cor azul. Basta você chegar em casa e meditar. Vale lembrar que as cores possuem enorme influência no nosso bem estar. Um bom conhecimento delas pode te ajudar a escolher a cor ideal pra trazer o que você precisa no final do seu dia.

Gostou da nossa dica? Pra ficar por dentro das novidades do mundo IoT, curta nossa página no Facebook, nos siga no InstagramLinkedIn e assista aos nossos vídeos no YouTube. Os produtos citados também já estão disponíveis na nossa loja, então não deixe de passar por lá e já preparar o seu cantinho de meditação.

Bem-vindo ao mundo das casas inteligentes!