Internet das coisas – IoT. Como monitorar sua casa à distância?

  • por

Ainda não temos carros voadores, ou robôs que conversam enquanto passam espanador na casa, mas saiba que a grande revolução da tecnologia e dos equipamentos usados em favor da vida humana já começou e tem nome: internet das coisas (internet of things).

Bem-vindo à era: INTERNET DAS COISAS – IoT, e quando falamos em “coisas”, é verdade! Já pensou como seria fantástico estar conectado à sua casa em qualquer lugar do mundo? Isto já é possível.

A necessidade de estar em casa para resolver certos tipos de situações não faz mais parte da realidade. Com uma casa conectada, quem trabalha fora o dia todo consegue saber, à distância, quais os itens de sua geladeira que precisam de reposição.  Além disso, se pode controlar a temperatura do seu ar condicionado para que a casa esteja na temperatura ideal quando você chegar e ainda programar um dispositivo que controla a água de sua banheira para o banho está pronto na hora em que se agendar. Tudo isso utilizando apenas o seu smartphone.

A situação parece acontecer em um futuro distante, mas a verdade é que o avanço da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) tem contribuído para que a automação residencial seja uma realidade.

Alguns exemplos para ajudar a entender a IoT: pense numa casa em que as portas se abrem quando o carro está chegando, a geladeira envia uma mensagem de texto ao morador com uma lista de itens que precisam ser comprados, cortinas que abrem ou fecham automaticamente de acordo com a luz natural e até mesmo a máquina de lavar roupas ou geladeiras que podem ser controladas pelo celular.

São seus eletrodomésticos, carro, Iluminação, suas janelas, roupas – enfim, tudo, todas as suas coisas. Pensando em situações simples de como a internet das coisas estará presente na vida de uma pessoa: imagine um dispositivo que permita acender, apagar, criar ambientes nas luzes de sua casa de qualquer lugar do mundo, até dentro de casa, tudo pelo celular, tablet ou note, ou uma porta que se abre sozinha somente usando o celular e ao mesmo tempo acende as luzes ao detectar que o carro está se aproximando, ou ainda detectar que uma janela está aberta e começa a chover fechando sem causar danos. Desligar o gás quando não tiver ninguém em casa ou quando ocorrer um vazamento.

Com os equipamentos interligados, como o GPS do carro ao celular e à central inteligente da sua casa – que conecta a geladeira, cortinas, máquina de lavar roupa, luzes, portão da garagem, etc. – você poderá saber, no meio do trajeto entre casa e trabalho, por exemplo, que precisa comprar leite. Sua geladeira mandará uma mensagem para seu celular e para o GPS do carro, que o guiará para o supermercado mais próximo.

Além da possibilidade de controle remoto, outro conforto que a implantação da IoT na automação residencial pode trazer é o controle das funcionalidades da casa por meio do comando de voz. Grandes players da área de tecnologia, como o Google, Amazon, Apple, Samsung, dentre outros, já disponibilizam no mercado plataformas que fazem o meio de campo entre os aparatos conectados, e a tendência é que esse mercado cresça cada vez mais com o avanço e popularização da Internet das Coisas.

Acreditamos que a nossa vida está em constante movimento e controlar“coisas” é algo que o mundo está naturalmente caminhando e o Brasil já está superando o desafio de conectar pessoas à internet.

Ter boa conexão é fundamental

A IoT já é uma realidade, os lares se tornarão mais ‘inteligentes’ e funcionais. Ao longo dos próximos anos, cada vez mais dispositivos estarão conectados uns aos outros. Mas antes de começar a imaginar como seria ter esses objetos em nossas casas, é importante considerar a adaptação necessária para poder utilizá-los da melhor forma possível.

Para isso, é fundamental contar com uma boa estrutura de conexão: contar com um plano de banda larga eficiente e possibilitar que os dispositivos estejam bem distribuídos levado sinal para todos os ambientes da casa são os primeiros passos.

Claudio Ribeiro

Diretor Comercial e de Marketing da Pixel TI

Referências:                                                                             

http://blog.fazendomarketing.com.br/internet-das-coisas-iot/
https://canaltech.com.br/internet-das-coisas/internet-das-coisas-nas-residencias-e-uma-realidade-proxima/
https://www.tecmundo.com.br/mobilidade-urbana-smart-cities/124571-voce-ouviu-falar-internet-coisas.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *