Quero automatizar minha casa, como começar?

  • por

Sendo uma tecnologia muito nova, o cliente pode ter dúvidas em meio a tantas opções para automação residencial, então explicarei como comecei a automatizar minha casa e como pretendo continuar. Se for automatizar toda a casa o processo será mais complicado, então façamos por etapas.

Comecei a automatizar comprando uma Caixa de Som Bluetooth com Lâmpada. O produto se conecta ao celular por Bluetooth, dessa forma não é necessário se preocupar com uma estrutura de rede no começo, ele vem com um controle para colocar a lâmpada em modo de pareamento, controlar luz e intensidade enquanto reproduz qualquer áudio do celular ou computador.

Nesse mesmo tipo de produto da linha e-Asy, existe um leque de opções, porém explicarei o Smart Lock e Smart Plug que são produtos multiprotocolo (dinâmicos): funcionam via Bluetooth e/ou Zigbee pela linha e-Comfort.

Ambos podem ser conectados mais tarde à um sistema mais avançado. Após a lâmpada eu tinha a suspeita que minha geladeira estava consumindo energia demais, meu segundo passo foi adquirir um Smart Plug e conectá-lo a tomada da minha geladeira, sem qualquer tipo de instalação, o produto se torna uma nova tomada e mostra um relatório de consumo de energia e pude ver que a geladeira estava consumindo um quantidade alta de energia.

O Smart Lock da Pixel TI é o terceiro passo, sendo de fácil instalação sem precisar furar paredes ou portas, pelo lado de dentro da residência você acopla sua própria chave à fechadura e em seguida ao produto (eu como engenheiro estou em fase de teste de usabilidade, mas este produto será lançado no primeiro trimestre de 2020 e já é um sucesso entre os testers).

O dispositivo possui em seu interior um encaixe que comporta quase todos os tipos de chaves. Sua porta será controlada pelo seu celular via Bluetooth, você ainda pode utilizar a chave antiga e como veremos ainda, automatizar pelo sistema e-Comfort.

Muito bem, mas suponha que como eu, você queira realmente automatizar sua casa, então entenda que qualquer sistema mais robusto precisa de uma estrutura de rede para Internet das Coisas, a Pixel TI fornece essa estrutura através do Gateway IoT.

Este produto é responsável por gerenciar as informações da internet até os dispositivos, assim como a segurança e privacidade do usuário. Em conjunto com o sistema e-Comfort, você consegue gerenciar diversos dispositivos diferentes ao mesmo tempo, também se torna possível automatizar ações para os sensores e atuadores através da criação de regras e cenários, discutiremos essa característica mais afundo em outra publicação.

Sabendo que a primeira aquisição com o objetivo de automatizar uma casa por completo será um Gateway IoT, e que estamos indo por etapas, recomendo a seguinte estratégia: automatizar primeiro todas as lâmpadas por conforto e economia ou automatizar a segurança da casa.

Vamos com a opção das lâmpadas primeiro, trocando todas aslâmpadas da casa pela Lâmpada, temos uma casa que vai gerar economia pelos LED´s e que pode ser programada para desligar/ligar as luzes com as cores e intensidade que o usuário deseja por cômodo e horário.

Imagine um jantar romântico com uma luz mais suave ou a casa inteira com uma luz baixa e azul no horário de dormir…

Outra opção é combinar as lâmpadas com os Sensores de Presença, assim esqueça os interruptores, sua casa possuirá luzes automáticas e configuradas do conforto do seu celular ou computador.

Agora vamos para segurança, a melhor opção aqui é configurar seu Smart Lock adquirido previamente, para trancar as portas automaticamente em determinados horários ou o tempo todo, só sendo possível abrir a porta pelo sistema ou com a chave física.

Para completar sua solução de segurança, adquira Sensores de Abertura e Fechamento, para suas portas de acesso e/ou janelas.

Os sensores não necessitam de qualquer furo ou pregos e podem ser configurados para emitir alertas em determinados horários. Particularmente gosto muito dessa solução, especialmente por ser possível interagir com o sistema de qualquer lugar do planeta.

Concluindo, embora existam outros produtos, este é um bom começo, quando quiser automatizar sua casa, prefira por uma empresa que possua uma solução completa, comece com coisas mais simples e vá adicionando mais dispositivos ao seu sistema com o tempo, sendo assim segue um resumo dos passos e produtos recomendados:

1 — Caixa de Som Bluetooth com Lâmpada

2 — Smart Plug

3 — Smart Lock

4 — Gateway IoT

5 — Lâmpada IoT + Sensor de Presença

6 — Sensores de Abertura e Fechamento

Nicholas Fernandes

Engenheiro de Software no setor de P&D da Pixel TI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *