Sua saúde precisa da Internet das Coisas

  • por
internet das coisas saúde

Com o avanço da tecnologia, diversos recursos surgiram e o seu uso é cada vez mais aplicado nas mais variadas áreas. E a Internet das Coisas (IoT) se tornou, recentemente, assunto obrigatório quando falamos da evolução da tecnologia na área da saúde.

Mas o que é mesmo Internet das Coisas?

O conceito de Internet das Coisas remete-se a dispositivos conectados à internet, mas que vão além de smartphones e computadores. Podem ser os mais inusitados produtos, dos mais comuns aos mais sofisticados. Nesse contexto, estes armazenam dados e possuem inteligência para auxiliar e melhorar ainda mais a sua usabilidade.

Como o ramo da saúde pode se beneficiar com essa tecnologia?

Com a Internet das Coisas na área da saúde, dados podem se tornar ações. Mais especificamente, a prevenção de diversas doenças acontece, o indivíduo se sente mais engajado e ciente dos acontecimentos com seu próprio corpo e o acompanhamento da saúde se torna, consequentemente, mais completo.

A IoT pode ser vista desde relógios de pulsos com rastreador fitness, calçados que monitoram batimentos cardíacos até em combinação de sensores, dispositivos móveis e aprendizado de máquinas que acompanham e recebem informações em tempo real sobre pacientes que tratam diversas doenças. Este último, já utilizado em um projeto da Pfizer em parceria com a IBM no tratamento de pessoas com Parkinson.

A tecnologia de uma forma geral e a Internet das Coisas não tem a intenção de substituir o atendimento médico, mas sim otimizar esse atendimento. Além de prover um serviço mais completo, a IoT auxilia médicos e instituições de saúde na economia e na promoção de bons resultados junto a diagnósticos mais precisos e tratamentos de qualidade.

Semanalmente compartilhamos mais sobre esse universo. Por isso, acesse nossas redes sociais, FacebookInstagramLinkedIn e YouTube e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *