Casa Inteligente x Casa Conectada – Sua casa além do IoT

  • por
Casa Inteligente Casa Conectada – Sua casa além do IoT

Ter uma casa inteligente ou conectada deixou de ser exclusividade de pessoas mais ricas e hoje é possível começar aos poucos ou até fazer um pacote completo. 

Como já ressaltamos a internet das coisas (IoT) já é uma realidade que pode proporcionar ao usuário conforto, segurança e praticidade no dia a dia. É por meio do avanço desta tecnologia que será possível deixar uma casa conectada ou, até mesmo inteligente, com objetos e eletrônicos cada vez mais práticos, autossuficientes e inteligentes. Ou seja, além dos smartphones e computadores pessoais, outros dispositivos poderão identificar padrões, processar informações e executar tarefas com apenas um (ou nenhum) clique.

A facilidade não para por aí. Ter automação residencial em casa se tornou algo muito simples. Empresas de todo mundo já investem na tecnologia para levar a automação para as pessoas, inclusive existem produtos no mercado que dispensam a necessidade de um técnico para instalarem, pois são totalmente plug and play, logo, você mesmo instala e, em segundos, já pode usar. Nesse caso, a ideia é não precisar alterar sua infraestrutura para usufruir dos benefícios da automação residencial. Basta apenas ter conexão à internet, energia elétrica e, pronto, sua casa já está preparada para as tecnologias IoT.

Qual a diferença entre casa conectada e casa inteligente?

A definição de casa conectada é um pouco menos abrangente que a de casa inteligente. Falamos de casa conectada quando conseguimos ligar, desligar e atuar com nossos aparelhos eletrônicos ou lâmpadas e dispositivos inteligentes. Mas nesse caso, a ação sempre vai necessitar de receber um comando. Seja ele por voz, através de um smartphone ou até mesmo através de plataformas preparadas para isso. Podemos citar como exemplo, alguns dispositivos que se comunicam em Bluetooth, como uma Lâmpada, que pode se conectar ao seu celular e executar os comandos de cor ou luminosidade que você envia para ela.

Já em uma casa inteligente, as coisas também estão conectadas, mas elas podem ser acionadas sem a sua interferência. Por exemplo, você pode ter uma rotina de sempre acordar às 06h da manhã e ir ao banheiro. Ao sair do seu quarto, um sensor vai identificar que a porta foi aberta e, se realmente for após às 06h da manhã, através de uma tomada inteligente a sua cafeteira vai começar a funcionar para preparar seu café. Sim, na casa inteligente as coisas acontecem de acordo com a sua rotina e você pode ter soluções de economia de energia e água, bem estar, sustentabilidade, iluminação, decoração, segurança, trazendo muito conforto e praticidade ao seu dia a dia.

Qual a melhor opção?

Na verdade, uma casa inteligente é um passo mais avançado do que uma casa conectada. Por isso, vale começar pela qual você achar mais interessante e que mais vai ser adequada a sua rotina. O interessante de uma casa inteligente é ter diversas aplicações para um mesmo produto e dar vida ao seu dia a dia. Com as coisas conversando entre si e tudo funcionando de forma automática, a experiência de uma casa inteligente pode ser muito recompensadora.

Como a casa inteligente é mais abrangente, daremos continuidade ao texto para falar sobre como você pode transformar a sua casa em uma casa inteligente. Então, vamos lá!

Como posso ter uma casa inteligente?

A Internet das Coisas veio para facilitar a instalação e o uso e, claro, ser muito mais acessível a todos os usuários (tanto em valor, quanto na facilidade da instalação). Além da praticidade e conforto, ainda podemos destacar a segurança. Pela conexão à internet, os produtos “inteligentes” conectados aos produtos eletrônicos e eletrodomésticos “conversam” entre si para tornar nossa vida mais fácil.

A casa inteligente oferece praticidade e conforto em dias que minutos fazem a diferença. Ela agiliza a vida e ainda proporciona uma série de vantagens, entre elas, vale destacar a preocupação para um mundo mais sustentável, visto que não há mais necessidade de deixar os eletrônicos em stand by, basta desligar e ligar quanto precisa utilizar. É possível ainda comandar as luzes, o ar-condicionado, a geladeira, o forno, entre outros. Imagina programar a cafeteira pelo celular para assim que chegar em casa ter o café quentinho e pronto! Ou poder abrir a porta, mesmo sem estar em casa e com segurança, para uma visita?

Como eu posso começar?

Para começar sugerimos que você conheça a tecnologia, se apaixone e “case” com ela! Sim, assim como na nossa vida, é preciso que tenhamos experiência para encontrarmos a melhor tecnologia para a nossa casa inteligente. Uma boa sugestão é começar pela iluminação.

Já estão disponíveis no mercado, lâmpadas inteligentes, de diferentes e conceituadas marcas. Uma delas, inclusive, é dinâmica, ou seja, você “degusta” a casa conectada e, se quiser, migra para uma casa totalmente inteligente. O melhor de tudo é que você não precisa comprar outro produto pra isso, pois ele já vem com as duas tecnologias de comunicação: o Bluetooth e a Zigbee.

Controladas por aplicativos de celular ou plataformas web, as lâmpadas inteligentes permitem criar regras e cenários de iluminação com variadas cores e intensidades. Também podem ser programadas para apagar ou acender em horários pré-determinados. Além de conforto e economia, contribuem com a segurança, já que se pode programar para se acenderem quando você estiver fora de casa, dando a impressão que há alguém lá dentro.

Um outro exemplo é a definição de cenários de iluminação, de acordo com o que você pretende fazer. Se  deseja assistir à TV, por exemplo, as luzes são reduzidas para evitar que o brilho da televisão seja ofuscado. Se sua intenção é jantar, elas ficam acesas, mas é possível programar para ficarem em meio-termo, caso o propósito seja ter uma refeição romântica. Tudo depende do que você quer fazer no momento.

Experimente o futuro

O objetivo de morar em um ambiente tranquilo, bonito e confortável é comum, mas nem sempre as casas são funcionais. A automação proporcionada pelas casas inteligentes foca também nesse objetivo, e tudo isso monitorado via aplicativo ou plataforma web. O alcance de todos os recursos proporcionado pelo conceito de casa inteligente é obtido pela integração, por isso, é preciso ter aplicativos de automação residencial ou assistente de voz.

Viu como vale a pena investir em projetos de casas inteligentes? Por meio de ações integradas, é possível alcançar um patamar de conforto e bem-estar que apenas os Jetsons tinham. Basta contar com os sistemas de automação corretos e um parceiro estratégico e confiável. Por isso, conheça alguns de nossos produtos na loja.

Bem-vindo ao mundo das casas inteligentes!

Agora que você já entende como funciona a casa inteligente e de que maneira adotar esse conceito nos seus projetos, que tal conhecer outras dicas? Curta nossa página no Facebook, nos siga no Instagram  e LinkedIn e assista aos nossos vídeos no YouTube.