Sensores Inteligentes controlando a qualidade do ar: aliado contra a COVID-19

  • por
Sensores inteligentes ajudam na ventilação adequada de espaços utilizados por muitas pessoas e são um aliado contra a COVID-19.

Nunca se falou tanto na qualidade do ar quanto agora. A ventilação adequada de espaços utilizados por muitas pessoas sempre foi um desafio, mas a preocupação sempre passava ao ligar um ventilador, abrir as janelas ou acionar o ar condicionado.

Os edifícios comerciais, principalmente, possuem ar excessivamente poluído, com monóxido de carbono, pó de amianto, resquícios de mofo ou de pesticidas, além de outros compostos orgânicos, e isso torna o trabalho presencial ainda mais arriscado durante essa pandemia. 

A preocupação com a qualidade do ar aumentou à medida que descobrimos mais sobre o comportamento do Coronavírus. Já é de conhecido da população que a distância social em espaços fechados deve ser maior do que esperada no início da pandemia e agora está mais que provado que as partículas aerossolizadas criam uma via direta de contágio. Além dessas formas de contágio, um estudo realizado por cientistas da Universidade de Bolonha, na Itália, detectou o Coronavírus em partículas de poluição do ar. 

Se o vírus é realmente mais resistente do que era de conhecimento inicialmente e pode permanecer na atmosfera, então monitorar a qualidade do ar ganha outra proporção.

Uma das soluções mais rápidas e econômicas é a instalação de sensores inteligentes que coletam informação sobre a qualidade do ar. Eles ficam ligados a um sistema de Inteligência Artificial que consegue ativar e desativar aparelhos da sua residência ou empresa conforme necessário.  

O Sensor de Temperatura e Umidade da Pixel TI desempenha um papel fundamental de combate a Covid-19. Ele monitora a temperatura e a umidade de qualquer ambiente para auxiliar na gestão de equipamentos eletrônicos na sua residência. Combinando este sensor a uma Smart Plug ou Smart Plug Plus, por exemplo, é possível automatizar o uso de equipamentos como um umidificador ou um ar condicionado de acordo com as condições do ambiente, mantendo a ventilação e circulação do ar necessárias e a qualidade do ar adequada.

Além de te proporcionar uma casa inteligente, dispositivos e sensores inteligentes podem ser combinados para manter a sua saúde em dia. Quer saber mais sobre esse universo? Acompanhe a Pixel TI pelas redes sociais. Lá compartilhamos mais informações sobre esse e outros assuntos.
Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *