Casa Inteligente e Coronavírus? Entenda como se prevenir

  • por
A casa inteligente é uma solução escalável e automatizada para minimizar os impactos da pandemia e nos ajudar dentro de nossas próprias casas.

A casa inteligente é uma solução escalável e automatizada para minimizar os impactos da pandemia e nos ajudar dentro de nossas próprias casas.

Com a chegada da Covid-19 o mundo adotou medidas sem precedentes para combater e prevenir esse mal. Países foram fechados, aulas suspensas, eventos cancelados, fábricas interditadas, e milhões de pessoas entraram em home office. Nenhum custo econômico foi grande demais para conter a propagação da doença.

Mais de 1 ano e meio de pandemia estamos nós aqui de volta em julho, acabamos de entrar no inverno e nos próximos dias o frio vai ser um companheiro inseparável e você sabia que essas mudanças climáticas podem aumentar os riscos associados a vírus e doenças como a gripe e a Covid-19? As condições de temperatura e umidade são dados importantes acerca desse assunto. Os vírus respiratórios, ou seja, aqueles que se disseminam através do trato respiratório, têm mais facilidade de se reproduzir no frio. Segundo Thomas Pietschmann, virologista molecular e pesquisador no Centro de Pesquisa de Infecção Experimental e Clínica, os vírus possuem mais estabilidade em baixas temperaturas, semelhante aos alimentos que têm maior vida útil na geladeira. Quanto mais alta a temperatura, mais difíceis se tornam as condições para muitos vírus. A umidade também possui grande influência na disseminação dos vírus respiratórios. Depois que os patógenos são removidos das vias aéreas com um forte espirro, eles pairam literalmente no ar. “Nos dias frios e, em sua maior parte, secos do inverno, as pequenas gotículas flutuam, junto aos vírus, por mais tempo na atmosfera do que nos dias de alta umidade”, diz Pietschmann. Dessa forma, os patógenos podem se disseminar rapidamente. A princípio, no entanto, eles fazem isso silenciosa e secretamente.

Existe alguma solução para minimizar os impactos? A Internet das Coisas (IoT) é uma solução escalável e automatizada para minimizar os impactos da pandemia e ajudar as pessoas dentro de suas próprias casas. A quantidade de vapor de água no ar ou umidade pode afetar o bem estar humano, portanto, é importante monitorar o nível de umidade. Existem inúmeras opções de dispositivos conectados à internet para auxiliar no monitoramento das residências, tornando seu lar uma casa inteligente. Os Sensores de Temperatura e Umidade podem ser usados em todas as soluções IoT. Eles encontram aplicação no monitoramento de aparelhos de ar condicionado, umidificadores, geladeiras e dispositivos similares usados ​​para controle ambiental. Com um Gateway IoT, o Sensor de Temperatura e Umidade pode ser vinculado a um Smart Plug. Nesse caso, é possível deixar um umidificador de ar ou um aquecedor ligado no Smart Plug e criar uma regra para ligá-los automaticamente quando for detectada baixa ou alta temperatura. Podemos concluir que essa crise realmente traz para casa o que importa para todos nós, que é a saúde e a segurança.

Cuide de quem você ama!

E para ficar por dentro das novidades do mundo IoT, curta nossa página no Facebook, nos siga no Instagram e LinkedIn e assista aos nossos vídeos no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *