Internet das Coisas no varejo: coisas que você precisa saber

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A Internet das Coisas está mudando vários aspectos do setor de varejo – da experiência do cliente ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, todas as suas necessidades e soluções. Com essas transformações surgem novos desafios.

A IoT ajuda os varejistas de lojas físicas, gerando insights sobre os dados dos clientes e abrindo oportunidades para alavancar esses dados. Por exemplo, aplicativos IoT de varejistas podem sintetizar dados de câmeras de vigilância por vídeo, dispositivos móveis e sites de mídia social, permitindo que os comerciantes possam prever melhor o comportamento do cliente.

Grande parte dos varejistas não têm a infraestrutura e os componentes de rede que os grandes volumes de dados da IoT exigem. Para que os comerciantes digitalizem suas lojas de varejo, por exemplo, eles precisam ter uma rede robusta, soluções em nuvem e soluções de usuário final, como scanners de código de barras, tablets e mPos (Point of Sale). Todas essas coisas exigem investimentos consideráveis.

A solução aqui é que não há necessidades de investir demais na infraestrutura de uma só vez quando se trata de implementar uma nova tecnologia ou solução. Você, varejista, pode começar com pequenas alterações de infraestrutura, por exemplo, usando IoT para gerenciar AC ou a iluminação, o que trará um ROI – Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento) mais imediato. Você pode gradualmente ficar mais sofisticado com suas soluções de Internet das Coisas.

Outro ganho importante trazido pelas aplicações de Internet das Coisas é em relação à inteligência para gerenciar os ativos internos, sobretudo ao controle de estoque e aos processos de logística. O uso de “etiquetas eletrônicas”, com a adoção de chips de identificação por radiofrequência (RFID) permite incluir rastreamento digital dos produtos, ampliando potencialmente a capacidade de análise sobre quais itens estão sendo vendidos e até quais são movimentados dentro das lojas.

Ao utilizar as tecnologias mais modernas em seus corredores e vitrines (com redes Wireless, displays digitais e ferramentas de autoatendimento, por exemplo), as organizações do setor ganham opções para criar uma condição mais atrativa e completa a seus consumidores, com o diferencial de permitirem a experiência real aos compradores, que poderão provar e testar os produtos na hora.

Os dispositivos inteligentes vieram para ficar e para contribuir com os resultados das empresas. Cabe aos varejistas definirem as estratégias de uso da IoT para oferecer aos seus clientes as melhores jornadas de compra, evitar as perdas e impulsionar as vendas.

A implementação de soluções de IoT pode fornecer informações valiosas para os varejistas. Tais soluções podem facilitar as experiências simplificadas dos clientes e, ao mesmo tempo, ampliar os lucros. 

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