IoT: otimize a segurança dos seus aparelhos

  • por
IoT: Otimize a Segurança dos seus Aparelhos

Os dispositivos IoT estão ganhando o mercado. Essa categoria é composta por equipamentos conectados via redes sem fio e são capazes de receber e enviar dados entre si e para outros aparelhos.

Se você já tem ou pensar em ter algum dispositivo IoT, continue a leitura e siga os passos para manter os aparelhos funcionando sempre 100%.

Passo a passo para otimizar a segurança dos seus dispositivos IoT

1. Monitore a rede: Monitorar a rede da qual o dispositivo está conectado é um processo básico. Isso ajuda a reduzir riscos, pois assim você evita invasões de rede ou vazamentos de dados e melhora o tempo de resposta de vários problemas.

2. Atualize aparelhos: A atualização é uma forma simples de corrigir erros no software de dispositivos da sua infraestrutura. Ela também abre espaço para o uso de novos recursos. Portanto, sempre tenha um meio de testar, validar e instalar rapidamente correções.

3. Troque as senhas de acesso: As senhas de acesso devem ser trocadas sempre. Além disso, manter a configuração padrão dos aparelhos pode trazer os mais diversos riscos a sua privacidade.

4. Mantenha os dispositivos em uma rede segmentada: Essa é uma medida que previne problemas. Ao direcionar os equipamentos da IoT para uma rede segmentada, eles ficarão acessíveis apenas para os usuários selecionados. Nesse caso, definir o uso de acordo com a função pode garantir que seus dados e informações circule apenas entre quem tem permissão.

5. Treine os profissionais: Nenhuma política de proteção de dados é funcional se os usuários não seguirem regras. Portanto, sempre faça treinamentos para que os profissionais possam utilizar corretamente os dispositivos IoT. Assim, será mais fácil evitar cenários em que eles se tornam o motivo das invasões ocorrerem.

6. Configure os aparelhos conforme o perfil de uso: Outro modo simples de reduzir riscos é alterar a configuração dos aparelhos conforme seu tipo de uso. Além de reduzir vulnerabilidades, essa prática também amplia a performance das ferramentas.

7. Aposte em novas tecnologias de proteção de dados: A adoção de dispositivos IoT também pode se tornar mais eficaz com o investimento em outras tecnologias.

Não perca mais tempo

Dispositivos IoT podem contribuir, por exemplo, para tornar a empresa mais eficiente e alinhada com as demandas do mercado. Além disso, auxiliam no corte de gastos e melhoram os seus processos. Portanto, não deixe de considerar o investimento nessa novidade para manter a companhia à frente da concorrência!

Quer saber mais sobre esse universo? Acompanhe a Pixel TI pelas redes sociais, FacebookInstagramLinkedIn e YouTube e fique por dentro desses assuntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *