Tudo passa por ele. O Sensor e o vínculo com a IoT.

  • por
Os sensores em si já cumprem um papel fundamental na nossa vida, mas no vínculo deste dispositivo com a IoT ele se torna ainda mais importante.

Os sensores em si já cumprem um papel fundamental na nossa vida em várias áreas, mas na Internet das Coisas esse dispositivo se torna ainda mais importante.

Para darmos início ao assunto, vamos do começo. Você sabe o que é um sensor? É um equipamento que tem a função de reconhecer qualquer alteração no ambiente e transformar isso em algum sinal, seja para outro tipo de dispositivo ou não. Atualmente no mercado existe uma variedade de sensores que são utilizados praticamente em qualquer projeto.

Para você ter um real entendimento da utilização deles na IoT, imagine que o sensor é a visão e a audição da Internet das Coisas. O poder de captar tudo ao seu redor e transmitir esse tipo de informação faz dele uma das peças principais para todo o processo, pois, a partir desses dados, o sistema ligado a ele compreende o que está acontecendo e delega a função que ele foi programado a fazer. 

Um exemplo perfeito para você assimilar tudo isso é o sensor de luminosidade. Com certeza você já foi em algum lugar com, ou já ouviu falar de, luzes que se acendem com controle de voz de um modo automático. Com os sensores é possível também controlar a intensidade de luz no ambiente, fazendo com que além de praticidade e segurança, você invista em sustentabilidade, economizando energia. 

Interligado também a iluminação, está o de presença, que juntos fazem uma conexão dinâmica, programando as lâmpadas para serem acionadas apenas quando detectam algum tipo de atividade.

Ficou claro como esses dispositivos são elementares para conectar ainda mais a sua vida com a funcionalidade? Sem eles podemos dizer que faltaria algo para vincular as ações humanas a toda essa conectividade da IoT. 

Adotar a Internet das Coisas na sua empresa ou casa não é pensar no futuro e sim no presente. Escolha medidas que facilitem a sua vida e a de todos ao seu redor. Todas as qualidades e diferenciais que os sensores podem oferecer através da IoT já é uma realidade para nós e você pode se beneficiar disso também. 

Acompanhe a Pixel TI pelas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Lá compartilhamos mais informações sobre esse e outros assuntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *