Segurança Residencial: você sabe o que ela tem feito?

  • por
Ter um cantinho para chamar de seu é o sonho da maioria dos brasileiros e a segurança residencial acaba por ser a principal preocupação.

Você sabe o que essa a tecnologia de Segurança Residencial tem feito?

Ter um cantinho para chamar de seu é o sonho da maioria dos brasileiros e a segurança residencial acaba por ser a principal preocupação.

Estudos da Mindminers apontam que para 52% dos brasileiros, a aquisição do imóvel é a grande prioridade, enquanto que para 28% é a segunda maior prioridade, à frente de estudar, comprar móveis, um carro e viajar. Sendo a maior preferência de quem deseja adquirir o bem é por casa, com 74%, enquanto os demais 26% optam por apartamento.

Paralelo ao sonho da casa própria, vem a insegurança, que está se tornando parte do dia a dia das pessoas. Com relação à segurança residencial não há muita diferença: o temor às seguem até mesmo dentro dos seus lares. A violência é uma realidade assustadora para os brasileiros e os índices de criminalidade têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. E para trazer mais segurança, alguns meios podem ser utilizados a fim de proteger uma casa.

Como se prevenir usando a tecnologia?

Existem várias ferramentas e serviços que podem ser adquiridos para segurança da sua residência. Os alarmes, por exemplo, são sempre uma ótima alternativa para quem busca proteção. Eles podem ser instalados com ou sem a contratação de uma empresa de vigilância 24 horas, além de poderem aliar-se a outros itens de segurança.

O seu conceito é simples: sensores de movimento com luzes infravermelhas são posicionados em direção às portas e janelas da residência. Se o alarme estiver acionado e o sensor detectar algum movimento, acendendo a luz, o sinal é disparado imediatamente.

Casas monitoradas e conectadas são uma grande tendência tecnológica e hoje já é possível controlá-las direto do smartphone do proprietário, por aplicativos que criam regras e cenários com alguns dispositivos. A internet das coisas chegou para ficar e automatizar a sua residência, possibilitando o controle da sua casa de onde estiver. Sim, isso é uma casa inteligente! Sua segurança residencial com formato tecnológico!

Você vai viajar? Crie uma regra “Viagem” na qual todos os dias, às 19h, as luzes da frente se acendem e se algum movimento for detectado, a sirene dispara e luzes começam a piscar. Mas não se esqueça, essa tecnologia te informa instantaneamente sobre o ocorrido na sua casa, mas não há um sistema de monitoramento por trás disso, nesse contexto, você toma a decisão do que deve ser feito, como acessar as câmeras da sua residência para ver o que ocorreu, ligar para polícia ou chamar alguém que possa verificar o ocorrido, se o caso for algo que não coloque essa pessoa em risco. Ou seja, a IoT possibilita que você tenha um sistema de proteção auto monitorável.

Automatizar é, ao mesmo tempo, se proteger!

O futuro chegou e a automação residencial já é uma realidade. No momento em que você tem uma casa automatizada, com um único comando é possível apagar ou acender todas as luzes da residência, fechar cortinas, desligar pontos de ar condicionado, gerenciar a parte de segurança, câmeras e muito mais. A integração de tudo isso é o que chamamos de automação residencial, não apenas o controle de algum equipamento isoladamente.

A inclusão da tecnologia nas casas e apartamentos vai muito além de apenas facilitar o dia a dia dos moradores, ela foi pensada para oferecer segurança, praticidade, conforto, economia e lazer.  Assim, sistemas que consigam incorporar sensores de portas ou presença são os mais adequados e você pode ficar tranquilo, de onde estiver, pois sua casa estará sendo monitorada na palma da sua mão!

Bem-vindo ao mundo das casas inteligentes!

Para ficar por dentro das novidades do mundo IoT, curta nossa página no Facebook, nos siga no Instagram e LinkedIn e assista aos nossos vídeos no YouTube. Na nossa loja temos diversos produtos para deixar a sua casa conectada e inteligente. Não deixe de conferir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *